avaliação das calçadas das duas principais avenidas de rio paranaíba
Todos os solos tem sua origem na decomposição de rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A maior ou menos concentração de cada tipo de partícula depende da composição química da rocha que lhe deu origem.
A primeira característica é o tamanho das partículas que compõe o solo, alguns tem partículas visíveis a olho nu, como areia e pedregulhos e outros quando molhados se transformam em barro, imperceptíveis a olho nu.
Denominações especificas são empregadas para diversas faixas de tamanhos de grãos ; seus limites variam de acordo com as normas da ABNT.
Os solos devem ser avaliados através do tato e suas características também devem ser observadas, tais como cor, cheiro, cheiro, um,idade e presença de conchas, raízes entre outros matérias orgânicos.
1 - Objetivo
O objetivo da analise táctil visual é detectar a presença de matéria orgânica e fazer uma análise do solo in locu, avaliar a se o solo é constituído em sua maioria de areia, silte ou argila.
2.0 - EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
2.1. - Acessórios
peneiras de aberturas 4,8mm (#4) e 0,075mm (#200) recipientes de vidro espátulas recipiente com água defloculante
3.0 - PROCEDIMENTOS PARA IDENTIFICAÇÃO TÁCTIL –VISUAL
3.1 - Teste visual e táctil
3.2 – Teste de sujar as mãos
3.3 – Teste de desagregação do solo submerso
3.4 – Teste de resistência do solo seco
3.5 – Teste de dispersão em água
A análise visual e táctil consta essencialmente de identificar e anotar:
1 – a ocorrência ou não de matéria matéria orgânica
2 – a cor natural da amostra
3 – teor de umidade
4 – presença ou não de pedregulhos
5 – odores estranhos
6 – granulometria
4.1 – Teste visual e táctil
Pegou-se uma pequena quantidade de solo e misturou-se com água e friccionou entre as mãos : as areias: são ásperas ao tato o silte é menos áspero do que a areia, as argilas, quando misturadas com água e trabalhadas entre os dedos, apresentam uma