Avaliação da eficiência de diferentes antibióticos
CLÁUDIA PASIN
FRANCIELI PAINI
GISIELI CARLA MORANDIN
PÂMELA CRISTINA LIMA
VANESSA GOMES DO AMARAL
RELATÓRIO 1: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES ANTIBIÓTICOS
PINHALZINHO-SC
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA- UDESC
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE- CEO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO 1: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES ANTIBIÓTICOS
DATA DE EXECUÇÃO: 21 DE MARÇO DE 2013
Trabalho apresentado à disciplina de Tópicos Avançados em Microbiologia, ministrada pela professora Morgana Pierozan.
PINHALZINHO-SC
2013
INTRODUÇÃO
Os Antibiogramas são testes que buscam avaliar a sensibilidade de determinado microrganismo a diferentes antibióticos mediante comparação usando um padrão preestabelecido.
As informações são usadas para determinar qual antibiótico e sua quantidade necessária para combater determinado tipo de microrganismo. Os antibióticos referem-se especificamente a substâncias produzidas por microrganismos ou sinteticamente em laboratórios. Os antibióticos diferem largamente em sua estrutura química e mecanismo de ação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a sensibilidade de bactérias isoladas.
O antibiograma ou TSA (Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos) é indicado para qualquer micro-organismo relacionado ao processo infeccioso, mas principalmente àqueles cuja sensibilidade às drogas normalmente empregadas na terapia não seja previsível (difícil de controlar).
Nos testes pelo método de difusão (Antibiograma), discos de papel impregnados com o antibiótico são colocados uniformemente na superfície do agar semeado com o micro-organismo. Forma-se, então, um gradiente de concentração pela difusão do antibiótico a partir do disco para o agar com consequente inibição do crescimento do micro-organismo sensível ao determinado(os) antibiótico(os).
Devido à sua simplicidade e por poderem ser realizados rapidamente, os métodos de difusão com disco têm preferência sobre os de