avaliação da aprendizagem
AUTOR: Noeliza Martins da Silva.
CURSO: Educação Especial e Educação Inclusiva.
TEMA: Avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Educação Básica.
PROBLEMATIZAÇÃO:Como os professores devem realizar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.
JUSTIFICATIVA:
Ao partir da observação do modelo atual de avaliação, ora utilizado como meio classificatório e contrapondo-se ao vigente desafio da educação inclusiva que quer garantir e assegurar uma educação de qualidade para todos e em meio a isto o cidadão com deficiência intelectual que necessita de maior tempo para sua aprendizagem. Surgiu esta proposta de estudo com a finalidade de perceber como o professor deve atuar no processo avaliativo dos alunos intelectuais.
OBJETIVOS:
Geral: Encontrar orientações de como realizar o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos deficientes intelectuais do ensino regular.
Específicos:
- Fazer um levantamento bibliográfico sobre avaliação da aprendizagem dos alunos deficientes intelectuais;
- Analisar como deve ser a função da avaliação dos alunos deficientes intelectuais, frente à objetivos pré – estabelecidos;
- Identificar os conceitos, funções e tipos de avaliações;
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA:
A fim de aprofundar o conhecimento sobre avaliação da aprendizagem dos alunos de inclusão, com deficiência intelectual, frente à política inclusiva que propõe uma prática pedagógica que favoreça o aprendizado de todos os alunos, o que exige uma postura reflexiva do professor frente ao desafio de ensinar aos diferentes, destaca-se uma análise sobre os conceitos de alguns autores sobre avaliação da aprendizagem.
Vasconcelos (2000, p: 44) afirma que: Avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma