Avaliação comportamental
Para complementar a avaliação das competências comportamentais: comportamento, atitude, comunicação e organização. Sugerimos a aplicação de uma dinâmica, a fim de avaliarmos de forma natural as habilidades dos candidatos e também servir de parâmetro no check list de dominância cerebral. Nessa avaliação destacamos alguns pontos a serem observados, lembrando que outras habilidades/deficiências poderão ser apresentadas e usadas na avaliação:
Comportamento / Atitude Observar se o canditado é calmo, concentrado, sua postura, apresentação e interesse no desenvolvimento da atividade.
Comunicação/Organização: Observar se o candidato se expressa bem (articulado e boa fala), se tem conteúdo (esta antenado), se possui capacidade de ouvir os outros e aproveitar o que eles falam, além de expor o seu raciocínio de forma clara e organizada.
A dinâmica sugerida é a “ESCUDO”, segue orientações:
Dinâmica: ESCUDO
Objetivo: Ajudar as pessoas a exporem planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo grupo.
Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas. Material necessário: Uma folha com o desenho do escudo para cada um e lápis colorido ou giz de cera suficientes para que as pessoas possam fazer os desenhos.
O desenho do escudo deve ser assim:
Descrição da dinâmica: O coordenador da dinâmica faz uma motivação inicial (durante cerca de 5 minutos) falando sobre a riqueza da linguagem dos símbolos e dos signos na comunicação da experiência humana. Vamos procurar comunicar coisas importantes da nossa vida através de imagens e não apenas de coisas faladas. Cada um vai falar de sua vida, dividindo-a em 4 etapas. a. do nascimento aos seis anos; b. dos 6 aos 14; c. o presente; d o futuro. Encaminha a reflexão pessoal, utilizando o desenho do escudo, que foi entregue para cada um. Na parte superior do escudo, cada um deve escrever o seu lema, ou seja, uma frase ou palavra que expressem o seu ideal de vida.