avaliaçao RN
A postura deve ser de flexão completa, como resultado da posição intra uterina. O seu comportamento deve ser cuidadosamente avaliado, nomeadamente no que respeita ao seu estado de reatividade ou sonolência e irritabilidade.
A textura da pele é lisa, aveludada e macia, sendo que a coloração varia de acordo com o histórico familiar e racial.
O crânio deve ser apalpado de modo a identificar as fontanelas, no que respeita ao tamanho, forma, modelagem e fechamento anormal.
Os olhos devem ser devidamente observados, nomeadamente no que respeita à córnea, verificando se existe alguma opacidade. A palpação das pálpebras permite-nos identificar presença de edemas.
Os ouvidos são avaliados em função da estrutura, posição e função auditiva. A extremidade da orelha deve estar num plano horizontal com o canto externo do olho.
O reflexo de moro pode ser avaliado na presença de um ruido perto do recém nascido.
O reflexo de sucção é avaliado colocando um dedo enluvado no palato do recém nascido, sendo também indispensável avaliar o reflexo de busca, tocando numa das bochechas e observando se o bebé procura a mama.
A frequência cardíaca pode variar entre os 100 e os 180bpm logo a seguir ao nascimento, sendo que quando estabilizado, o lactente tem valores entre os 120 e os 140bpm.
A respiração é esperado que seja irregular e abdominal, com valores entre os 30 a 60 incursões/minuto.
Respetivamente à genitália feminina, a evidência de edema nos lábios e clitóris de bebés de nascimentos vaginais são considerados normais. É possível a existência de secreção vaginal durante a primeira semana de vida.
Na genitália masculina o pénis deve ser inspecionado de modo a identificar o meato uretral, que se encontra na extremidade e estará coberto pelo prepúcio. A bolsa escrotal pode ser grande, edemaciada e pendular.
A coluna vertebral deve ser inspecionada para avaliar a possível existência de espinha bífida.
As extremidades serão avaliadas relativamente à