Avaliaçao da aprendizagem
Conceitos,histórico
Ao longo do tempo as pessoas vêm cultivando o conceito de que avaliar é retirar do aluno resultados pelo que foi aplicado em sala de aula é como se fosse feito um empréstimo que o educando tivesse que pagar. Esse conceito já virou referência entre todos os envolvidos, como professores, administrações, pais e ate mesmo alunos. A avaliação é considerada como instrumento sancionador e qualificador, onde o sujeito da avaliação é o aluno e somente o aluno, e o objeto da avaliação são as aprendizagens realizadas segundos certos objetivos mínimos para todos e é natural que se pense :Esses objetivos mínimos são suficientes para avaliar o sujeito que se pretende de acordo com a LDB ? A avaliação deveria ser vista como objetivo de atingir a todos os alunos usando os vários meios de ensinagem.
Tipologia dos conteúdos e funções da avaliação escolar.
A tradição e outros vários costumes leva o ser a acreditar que a aprendizagem se dá a partir da ideia de preparar o educando para ingressar numa universidade mais a função social do ensino é mais abrangentes.
Ela deve preparar o sujeito em sua totalidade, abraçando outros dimensões da personalidade que não tenha como objetivos apenas o desenvolvimento cognitivo, mas uma educação que prepara o sujeito desenvolvendo todas as suas capacidades. Partindo desse pressuposto será necessário levar em consideração os conteúdos conceituais ,procedimentos e atitudinais que promovam as capacidades motoras de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação social.Dessa maneira a educação será dada de igual forma para meninos e meninas, de maneira que certos parâmetros não tenha a mesma meta para todos, mas que atinge as possibilidades pessoais de cada aluno.
Avaliação Conforme sua Tipologia
Conteúdos factuais.
A escola que dá exclusividade aos conteúdos factuais de conhecimento enciclopédicos limita os instrumentos avaliativos, especialmente se usa papel e lápis como