Avaliativa de contabilidade
1) Questão PP. (0,16) (Tema 1,página 18 Caderno de Atividades) ”Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito; os quais pagavam tributos e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”. (Bíblia. I livro dos Reis, 4-21). Com suas palavras, descreva o que você entende sobre tributos.
Resposta: São prestações arrecadadoras compulsoriamente pelo Estado para manutenção das atividades do poder público.
2) Questão 6. (0,16) (Tema 2, página 25 – Caderno de Atividades )
(Prova de Suficiência, 2003 - CFC). Um dos princípios fundamentais de Contabilidade cita que: “o reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração”. Este princípio é considerado o da:
Resposta: Competência
3) Questão 7. (0,16) (Tema 2, página 25 - Caderno de Atividades)
Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. Este é um dos resultados da observância do Princípio da:
Resposta: Oportunidade
4) Questão PP. (0,16) (Tema 3,página 30 Caderno de Atividades)
”O cidadão paga nada menos do que 41 impostos e contribuições, além de inúmeras taxas. São valores cobrados pela União, pelos estados e municípios, alguns em cascata, num número crescente. Quando comparada ao PIB, a carga tributária do Brasil supera a de países como Estados Unidos (29% do PIB), Japão (28%) e Portugal e Espanha (30%). A média brasileira só perde para a da União Européia, de 35%, mas ultrapassa a de todos os países em desenvolvimento - México, Argentina, Uruguai e Paraguai, que apresentam, por exemplo, 22%, 20%, 16% e 11% do PIB respectivamente.
A grande maioria dos impostos é sobre vendas. Significa que todos os impostos sobre vendas acrescem os produtos. Assim, os estoques, então, são sempre acrescidos pelos impostos?