Avalia
Paulo R. Margotto Professor do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)- Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) , SES , DF.
Doutor em Perinatologia - CLAP/OPS/OMS/Montevidéu , Uruguai .
Chefe da Unidade de Neonatologia do H R A S .
Coordenador da Neonatologia da Secretária de Saúde do DF .
Diretor de Ensino Médico Continuado do AMBr.
Intensivista Neonatal da Unidade de Neonatologia do H F A/EMFA . Intensivista Neonatal da Unidade de Neonatologia do Hospital Unimed – Asa Sul .
Especialista em Neonatologia (TEN) pela Sociedade Brasileira de Pediatria
CLASSIFICAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO Para estimarmos com maior precisão o risco do RN apresentar determinadas patologias ou morrer, torna-se necessária a análise de duas grandes variáveis em conjunto, que são a idade gestacional e o peso.
AVALIAÇÃO DA IDADE GESTACIONAL A idade gestacional é o tempo transcorrido desde a concepção até o momento do nascimento. Por métodos clínicos é impossível determinar o momento da concepção, podendo ser inferido de forma indireta a partir da data da última menstruação (DUM). Este método, de uso universal, é tanto mais confiável quanto a mãe se recorda das datas das suas menstruações e quanto mais regulares sejam seus ciclos. Quando a mãe desconhece a DUM, ou tem dúvidas a respeito da mesma, pode-se recorrer aos seguintes métodos:
Durante a gestação: - medição do fundo de útero, medição do tamanho do feto pela ecografia ( abaixo de 20 semanas);
Ao nascer: - exame clínico-neurológico do RN: para os recém-nascido com idade gestacional maior que 28 semanas, o método de Capurro tem sido amplamente empregado, podendo ser realizado logo ao nascer (método somático). Para os RN saudáveis e com mais de 6 horas de vida, é feito o somático e neurológico, ambas formas têm apresentado alta correlação com DUM, sendo menor para os RN pequenos para a idade. Nestes RN tem sido observada uma subestimação da idade