Avalia O Sociologia
O turismo é um fenómeno social que abrange o mundo inteiro, a qual abrange o processo de globalização das economias e da cultura, tal como as melhorias no meio da comunicação e transporte. Abrange todas as camadas sociais.
Os turistas estão envolvidos em primeira estância com os prestadores de serviço., dessa inter-relação, posse afectar de uma certa maneira outros grupos de pessoas, pois os turistas se relacionam com outros turistas, que pode surgir a características peculiares.
Os turistas são os maiores consumidores mas, os criadores de atracções turísticas, juntamente com os prestadores de serviço, que fazem a oferta.
Em relação às ciências humanas, Deleuze, aplica alguns princípios do rizoma, que é a conexão, heterogeneidade, multiplicidade e ruptura. Esta comparação aplica-se ao turismo, pois é um fenómeno que cresce e se espalha no tempo e no espaço, apesar de não se justificar no turismo de massa, que se caracteriza pela sua fidelidade a modelos comportamentais.
O turismo implica infra-estruturas e de atractivos, mas têm que ter um recurso que sirva de base para o transformar em algo atractivo e sem turistas que o visitem. Assim sendo, os turistas, atractivos, recursos e serviços são interdependentes, mas autónomos.
O turismo envolve o planejamento, neste caso a comercialização, que devem construir os seus pacotes separadamente com as agências, que vão comercializar um produto final, sendo este o produto turístico. Apesar de haver algumas divergências, pois o turismo não significa só viajar e o planeamento do turismo significa a propaganda turística e a criação de pacotes por parte dos operadores, criando assim uma desordenação. Na América Latina, esse planejamento, que se chama terceiro nível, não existe ou apenas parcialmente, pois o turismo é planejado pelos empresários, que é o que tem o capital. O que fazem é cuidar do bem-estar do turista, que é o mais importante. Existe o macroplanejamento, que é a