Avalia o clínica da maturação sexual na adolescência
A puberdade é um período de amadurecimento do corpo onde surgem as características sexuais secundárias, crescimento e modificação do corpo. O mesmo é intenso e rápido, levando cerca de 3 a 4 anos. Na adolescência a idade cronológica deixa de ser um fator para a caracterização de certa fase puberal, pois adolescentes de mesma idade podem estar em diferente estágio da puberdade.Uma medida importante para se saber o grau de maturação de um adolescente é o estadiamento da puberdade que facilita a compreensão de problemas clínicos que ocorrem nesse grupo etário.
Estadiamento da Puberdade
O método mais utilizado até os dias de hoje é o do médico J.M.Tanner , onde o estadiamento da maturação sexual se dá pela avaliação de mamas e pelos pubianos no sexo feminino, e dos genitais e pelos pubianos no sexo masculino. As mamas e os genitais masculinos são avaliados conforme o tamanho, forma e característica. Os pelos pubianos pela característica, quantidade e distribuição. Há cinco estágios ( fase infantil a fase adulta), sendo os estágios dois três e quatro correspondentes ao período puberal. Para cada sexo o estadiamento é realizado em duas etapas: mamas (M) e pêlos (P) para as meninas e genitais (G) e pêlos (P) para os meninos. Alguns adolescentes poderão estar em fases diferentes para cada uma destas características (por exemplo, M4P5 ou G2P1), visto que a maturação das mesmas obedece a mecanismos hormonais e genéticos diferentes.
Volume testicular
No sexo masculino o volume testicular possui certa importância na maturação sexual. O orquidômetro de Prader são 12 modelos de testículos com volumes de 1a 25ml9. Na avaliação o medico polpa o testículo com uma das mãos enquanto segura o orquidômetro com a outra procurando o modelo que mais se aproxima do polpado. Medir o volume dos testículos é importante para diagnósticos de doenças. Os adolescentes em sua maioria tem o volume do testículo direito e esquerdo praticamente