AVA GUI
DIREITOS HUMANOS
GUILHERME SILVA CONCEIÇÃO, RA: 666143152-4
2014
TEXTO 1: TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO À SAÚDE E GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA
INTRODUÇÃO
A saúde é extremamente relevante para a sociedade, uma vez que reflete o exercício da cidadania do ser humano. Está relacionada à qualidade de vida como um direito do cidadão. Sendo que na área jurídica, o direito à saúde é constituído como forma indispensável concernentes aos direitos fundamentais sociais.
DESENVOLVIMENTO
O direito à saúde, que é um direito difuso, direcionado à sociedade em geral, é extremamente importante à população, uma vez que, é através da saúde que os cidadãos obtêm qualidade de vida, estando no pleno exercícios de seus direitos fundamentais e sociais.
A saúde pública brasileira apresenta problemas sérios como descasos, falta de manutenção e estruturação para atender pacientes, profissionais que não exercem suas funções e pacientes que deveriam lutar por seus direito, o direito difuso, que é um direito coletivo, mas se mantêm estagnados diante do grande desafio que é a saúde pública.
Além do que, governos e municípios não estão conseguindo estruturar e organizar a saúde no país. Somando ainda, a falta de ouvidoria à população que padece com a falha no sistema de saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Enfim, para que haja esperança de melhora e mudança na saúde pública brasileira faz-se necessário fazer valer o direito fundamental social que é a saúde. Sendo este dever do Estado e das políticas sociais econômicas visando à redução de doenças e mudança e melhora no sistema de saúde.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
HEMENHUK, Hewerstton. O deireito à saúde no Brasil e a teoria dos direitos fundamentais. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, nº 227, p.1 -4.
TEXTO 2: TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE E A GERAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA
INTRODUÇÃO
O meio ambiente oferece ao homem inúmeros