IELit 2 Lirico As Pombas 09 Maio 2015
1185 palavras
5 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO-CLC
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL NA MODALIDADE A
DISTÂNCIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Alunas: Janete Rosane Assmann e Milene Canal
Polo: Sapucaia do Sul
Data: 09/Maio/2015
ESTUDO SOBRE GÊNERO LÍRICO
ANÁLISE SOBRE POEMA:
“As Pombas” de autoria de Raimundo Correa
Nesta semana a proposição para trabalho como atividade foi o estudo sobre o POEMA, “As Pombas” de Raimundo Correa. E, para que pudéssemos realizar esta atividade com eficiência, buscamos no Manual de Literatura do AVA, no Capitulo três “Lírica”, quesitos necessários para conseguirmos através de um roteiro pré -estabelecido encontrar argumentos que o direcionavam para a característica de Soneto.
O Gênero Lírico, no latim (lyricu) e quer dizer “lira”, no período da idade média os poemas eram cantados com o auxílio de um instrumento chamado por este nome. Os poetas da época utilizavam a combinação de palavras para que pudessem cultivar a forma de poema com o ritmo musical. Emoção, estado de alma, pensamentos, pontos vista dos autores e envolvendo combinações de palavras e aliterações mantinham a forma de lírica, envolvida por emoções, estado de alma e pensamento do “eu-lírico” levando em conta os pontos de vista do autor.
Sua característica principal é a subjetividade. Através da poesia, o autor demonstra suas impressões de um profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa. Através da música fonte inspiradora para a criação em ascendência.
Esta forma de poesia é muito antiga, existem outras mais modernas, que tem como característica a apresentação de um determinado número de versos, são reconhecidas pela forma de escrita em versos, geralmente fixos.
Como forma de representá-las, vejamos o exemplo mais comum:
Soneto – De origem italiana, surgido no século XIII, é um poema composto por quatro estrofes, sendo as duas primeiras com quatro versos