Ava Direito e legislação
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado
São Paulo - 15/Abril/2014 Unidade Belenzinho
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?Exponha seus argumentos que justifique a escolha.
O Parlamentarismo é a escolha mais democrática porque o poder executivo não é concentrado nas mãos de um único homem que responde a um único partido e aos interesses deste, no Presidencialismo os partidos levam os interesses de uma única classe e dessa forma o Presidente torna-se uma espécie de ”gerente” de estado que obedece a uma autoridade maior chamada burguesia burocrática, durante quatro anos.
O Parlamentarismo pode ser implantado aos poucos no Brasil, porém com algumas adaptações, a principio na federação e posteriormente nos municípios. A nossa ultima constituição sob o regime Presidencialista, foi votada quando havia interesses em instalar a monarquia e vários artigos foram votados a várias instituições Parlamentaristas, porém foi aprovado o Presidencialismo, mas aqueles artigos já estavam na constituição. Eleições distritais obrigam a população a ter mais participação no poder e a fiscalizar seu eleito, que não é apenas uma figura projetada em campanha da mídia, mas sim um membro local; há também flexibilidade em destituir o parlamento ou primeiro ministro caso não esteja objetivando o interesse público, sem mandato isso torna-se mais simples, não causando crises políticas. No Parlamentarismo, o parlamento não é apenas representante da vontade popular e sim o povo em constante assembléia política.
Eleições distritais causariam, uma baixa no numero de partidos porem o poder efetivo do povo é legitimo, tendo em vista que o foco de fiscalização não é