AUTOTRANSFORMADOR

2498 palavras 10 páginas
TRANSFORMADOR DE CORRENTE
INTRODUÇÃO: De acordo com a norma ABNT NBR 6546, Transformador de Corrente (TC) é o transformador para instrumentos cujo enrolamento primário é ligado em série em um circuito elétrico e reproduz, no seu circuito secundário, uma corrente proporcional à do seu circuito primário, com sua posição fasorial substancialmente mantida”. O Transformador de Corrente (TC) tem a finalidade de:
- Fornecer no seu secundário, uma corrente proporcional à do primário e de dimensões adequadas para serem usadas pelos sistemas de controle, medição e proteção; - Isolar os equipamentos de controle, medição e proteção do circuito de Alta Tensão (AT). No Brasil, a corrente secundária do TC está normalizada em 5 A, podendo, no entanto, ser encontrada aplicação com TCs cuja corrente secundária é de 1 A.
REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DE UM TC: A figura 3.1 a seguir representa esquematicamente, um TC:
Fig. 3. 1. Representação Esquemática de um TC
Onde: n1 e n2 : número de espiras dos enrolamentos primários e secundários, respectivamente; I1 e I2 : corrente eficaz primária e secundária, respectivamente; Zc : impedância de carga; Zs : impedância de carga do secundário do TC (impedância de todos os dispositivos ligados em série).
O TC tem n1 < n2 e, portanto a corrente no secundário I2 < I1.
Os TCs geralmente têm poucas espiras no primário e, dependendo do valor da corrente primária, pode ter apenas uma espira, constituída por uma barra colocada em série no circuito.
Importante observar que a corrente I1 é fixada pelo circuito externo, isto é, pela carga Zc e portanto, não depende da carga Zs do(s) instrumento(s) ligado(s) no secundário do TC.
Proteção de Sistemas Elétricos, DEET-FURB REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E POLARIDADE DE UM TC:
Convencionalmente, é adotada a representação mostrada na figura 3.2 a seguir e a maneira como as bobinas primárias e secundárias são enroladas no núcleo magnético são simbolicamente indicadas pelas marcas de polaridade (pontos):
Fig.

Relacionados