Autoritarismo
Respostas:
1. O pensamento político autoritário surgiu no início do século XX mais precisamente na Itália, e teve como seu idealizador Benito Mussolini. Esse pensamento foi estimulado com o fim da primeira Guerra Mundial. Os países bélicos saíram enfraquecidos e derrotados dessa guerra. Itália e Alemanha foram muito confiantes para essa guerra e acabaram sendo os 2 principais países que sofreram muito com a crise econômica. Seus povos ficaram enfraquecidos, humilhados e com grande índice de desemprego que na Alemanha chegou a 44% da população. Com a Alemanha e Itália em crise , não demorou muito para aparecerem líderes autoritários como Adolf Hitler, que prometia empregos, desenvolvimento do país, maiores salários e até mesmo a “vingança” contra os culpados de destruírem a Alemanha na primeira grande guerra mundial. Assim como Hitler, na Itália, Mussolini também coseguiu o apoio do povo assim chegando ao poder, ambos eliminando a democracia e implantando o chamado autoritarismo em seus países.
2. A principal característica do pensamento autoritário é a “cega obediência” ao seu líder. O filme “A Onda” mostra claramente a relação de autoridade e obediência, que acontece entre o professor e seus alunos. Eles obedeciam cegamente às orientações do líder sem pensar na razão de estarem tomando tal atitude, simplesmente seguindo a ideologia do professor sem questionar. Existem outras características do autoritarismo presentes no filme como, o uso de uniformes pelo grupo, exclusão por parte do grupo, de pessoas que não pensassem ou agissem da mesma forma que eles, controle do pensamento, impulsividade nas decisões, saudação ao líder, criação de slogan.
3. Olhando pelo lado da concepção crítica, a ideologia como sendo um instrumento de dominação e de persuasão, torna-se perigosa ao ponto de que as pessoas não tem uma opinião formada, não sabem o porque de estar agindo de tal forma ou falando de tal forma. A ideologia