automação no brasil
1. Introdução
A busca pela otimização dos recursos operacionais e pela maior produtividade e competitividade levou ao surgimento da Automação.
Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos, que responde aos quatro preceitos seguintes: flexibilidade, complexibilidade, repetibilidade e produtividade.
Neste trabalho, visamos relatar de maneira sucinta e clara, toda a evolução da automação, o seu momento atual e as perspectivas para o futuro.
2. Evolução da Automação
Nos últimos anos, o papel da automação vem sendo modificado fortemente na medida em que novos problemas surgem cada vez mais complexos.
Com os anos, os componentes de um sistema de automação evoluíram constantemente, desde os primeiros sistemas baseados em controle automático até os sistemas baseados nas tecnologias atuais como a microeletrônica. O campo de atuação da automação foi expandido, rompendo os limites do ambiente de chão de fábrica, na medida em que novos tipos de processos foram surgindo e hoje se nota aplicações da automação em sistemas desde gerência de informação e negócios em tempo real até sistemas críticos no campo médico, por exemplo. Com o crescente avanço da tecnologia, e a atual necessidade de informação em todos os campos, sistemas de automação modernos passam de simples automações de processos e equipamentos para automação de negócios, lidando com grandes quantidades de