Automação industrial
CATEGORIA
Ref.: ISO 13849-1 (Nov. 2006)
DEFINIÇÕES
Categoria
Classificação das peças relacionadas com a segurança de um sistema de comando em relação à sua resistência a falhas e seu comportamento subseqüente na condição de falha, e que é conseguido através do arranjo estrutural das peças, detecção de falhas e/ou por sua confiabilidade.
PL (Performance Level)
Nível discreto usado para especificar a capacidade das peças, relativas à segurança de sistemas de comandos, para realizar uma função de segurança nas condições previsíveis.
MTTF
Expectativa de tempo, médio, para falha perigosa.
DC (Diagnostic Coverage)
Medida da eficácia de diagnósticos, que pode ser determinada como a razão entre a taxa de falha de falhas perigosas detectadas e a taxa de falhas de falhas perigosas totais.
SIL (Safety Integrity Level)
Nível de Integridade de Segurança
Performance Levels (PL)
[pic]
Nota: Além da probabilidade media de falha perigosa por hora, outras medidas também são necessárias para atingir o PL.
Determinação do PL requerido
[pic]
Relação entre Performance Level (PL) e Safety Integrity Level (SIL)
PL (a) não tem correspondência na escala SIL e é usado principalmente para reduzir o risco leve e, normalmente, reversível lesão. Como o SIL 4 é dedicado a eventos catastróficos possíveis na indústria este intervalo não é relevante para os riscos em máquinas. Assim, PL (e) corresponde ao SIL 3 sendo definido como o mais alto nível.
[pic]
Relação aprox. entre Categoria, Performance Level e Safety Integrity Level (SIL)
[pic]
Tempo médio de falha perigosa de cada canal (MTTF d).
O valor do MTTF de cada canal é dado em três níveis e devem ser levados em conta para cada canal (ex.: canal simples, cada canal de um sistema redundante) individualmente.
[pic]
Relação entre Categorias, DC, MTTF de cada canal e PL
[pic]