Automação Industrial
ATPS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
1 Recomenda-se a proteção de circuitos terminais de motores por fusíveis com capacidade superior à corrente nominal dada por In’=Irb*k, onde Irb é a corrente de rotor bloqueado do motor ou corrente na partida e k é dado pela tabela a seguir:
Outra recomendação é que o fusível suporte, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) dos motores, durante o tempo de partida (Tp). O fusível dimensionado, ainda deve atender a uma corrente (If), no mínimo 20% superior à nominal (In) do circuito de alimentação, garantindo preservar a vida útil do fusível sem envelhecimento prematuro. Os fusíveis devem proteger todo o circuito, preservando contatores, relés e cabos, no caso de um curtocircuito. O curto-circuito ocorrerá em tempo presumido, estimado e estatístico, o qual ocorrerá também uma corrente muito acima da corrente nominal, também estimada.
Dados: (ver anexo I)
Dimensionar o fusível ultrarrápido para a aplicação a seguir:
Motor trifásico
Fator de corrente de rotor bloqueado (Ip/In) = 8,0
Corrente Nominal – In = NN (A)
Tempo de Partida estimado Tp = 10s
Onde: NN é extraído do número do RA do ALUNO
Exemplo: RA 123456789
RA
NN = 90
Ip = 8*90=> Ip=720 [A]
If = 1,2*In => If=108 [A]
Irb = Ip = 720 [A]
Pela tabela k = 0,3
In’ = 720*0,3 = 216 [A]
Valor do fusível ideal encontrado na tabela é de 260 A
2 Seguindo os dados da questão anteriordimensione o contator (Ic = 1,15*In) e o relé térmico (Ir- < In < Ir+), onde Ic é a corrente nominal do contator e Ir é a corrente de regulagem do relé-térmico. (ver anexo II)
Demonstre o diagrama de potência e o diagrama de comando/funcional completos.
Ic = 1,15*90 = 103,5 [A]
Escolha feita através do valor máximo de fusível.
3 Admitindo o exposto nos exercícios 1 e 2 anteriores, refaça o dimensionamento para a Partida estrela-triângulo com reversão (Ip’=1/3*Ip), o novo diagrama de potência, e o