AUTOMAÇÃO DE SUINOS
O consumidor é cada vez mais exigente em relação ao custo e a qualidade dos serviços. O mercado global impõem diretrizes de forma imperativa, e a informação ganha grande importância como instrumento de competitividade. Dentro deste cenário, o uso de tecnologias de automação, aliadas a ferramentas de rastreabilidade e gerenciamento, se tornam essenciais para atender as novas exigências no mercado.
As propriedades rurais de suinocultura vêm desenvolvendo seu processo de produção visando a melhoria de índices zootécnicos e de melhores técnicas de manejo para se adequar a nova realidade imposta pelo mercado.
Atendendo a demanda do mercado em se fazer uma nutrição ideal para um grande numera de animais em um curto espaço de tempo de uma unidade de produção de suíno, buscou-se elaborar um equipamento que, lançando mão de tecnologias avançadas nas áreas de mecatrônica e automação permitisse a elaboração de um processo de nutrição, atendendo aos quesitos de zootecnia para as fases de gestação, onde são necessários diferentes níveis de restrição alimentar para que o animal possa expressar todo seu potencial produtivo.
DESENVOLVIMENTO
Automação estando relacionada a equipamentos que controlam processos ou plantas. O controle é aplicado de uma ação pré-planejada para que aquilo que se considera como objeto de controle atinja o objeto, pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a tornar automáticos vários processos, substituindo o trabalho muscular e mental do homem por equipamentos diversos. O conceito de automação varia com o ambiente e experiência da pessoa envolvida.
Esse conceito de automação inclui a ideia de usar a potencia elétrica ou mecânica para acionar algum tipo de máquina. Porem deve ser acrescentado á máquina algum tipo de inteligência para que ela execute sua tarefa de modo mais eficiente e com vantagens econômicas e de segurança.
A maioria dos sistemas empregados é composto por