Automação de processos
O Excel é um programa que tem um grande potencial, mas a maioria do pessoal o maneja de forma simples, utilizando somente as suas opções básicas. Porém há algo muito importante que tenho a lhes dizer. O Excel conta com uma linguagem muito poderosa chamada Visual Basic , ou melhor, somente com uma parte da linguagem, mas que permite resolver os problemas mais facilmente. Porém, devemos aprender a programá-lo e para isso é que existe este curso. As pessoas poderiam dizer que este curso é de um nível muito alto, e talvez o seja, mas é fácil de aprender, já que se manipularão as coisas termos simples, e eu gosto de falar com palavras que todo mundo entenda, por isso o torna mais fácil. A programação empregada neste este curso ou as estruturas que aparecerão são criadas pelo próprio aplicativo, já que para manejar a programação de Visual Basic do Excel é necessário ter muita criatividade, cada pessoa pode criar estruturas diferentes, mas que trabalhem de forma igual.
Componentes: campo de texto, rótulo e botão.
Campo de texto (TextField)
Esse componente é um dos mais básicos, muito comum em formulários ou em interfaces onde o usuário digita um texto como uma informação a ser enviada, por exemplo: dados de nome, telefone e e-mail em um cadastro pessoal.
Existem outros componentes que também tratam de informação do tipo texto 1. Primeiramente, crie uma aplicação java no Netbeans e em seguida adicione um Frame (JFrame)
2. Localize o componente Campo de texto, na paleta de Componentes, no canto superior direito.
3. Clique no componente e arraste-o a uma posição dentro do JFrame,
4. Pronto. Conforme vimos na Aula 3, inserir qualquer componente pode ser feito de forma similar, utilizando o ambiente gráfico.
Propriedades do campo de texto
1. Para configurar algumas características do campo de texto, observe as opções disponíveis no painel Propriedades da janela logo abaixo da Paleta de componentes (Figura 4).
2. Na lista de propriedades