Processos de automação industrial
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
30/11/2012
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo elaborar um estudo sobre automação industrial e seus processos, visando apresentar as características iniciais da automação, os campos onde ela se aplica e como ela é aplicada e as consequências desse processo que hoje faz uma grande diferença na vida das pessoas.
Palavras-chave: Automação Industrial. Eletrônicos.
1 INTRODUÇÃO
A automação é um processo de realização de operações industriais ou burocráticas, com auxílio de dispositivos eletrônicos que tornam dispensáveis, completamente ou em parte, a intervenção humana, uma vez iniciado o processo. Esse termo, automação, foi criado para designar o conjunto de estudos, princípios e métodos destinados a substituir a intervenção humana em determinadas atividades. O emprego de máquinas automatizadas poupou, por um lado, as fadigas manuais e por outro garantiu características constantes dos produtos fabricados, assegurando a precisão e qualidade exigida.
Não podendo afirmar que a automação é apenas um prolongamento lógico da mecanização, nota-se que ambas ocorrem para reduzir o esforço humano no processo de produção e elevam a produtividade do trabalho. Esse processo assinala uma nova fase do progresso técnico representando uma nova e profunda revolução industrial. A mecanização reduziu o esforço muscular, facilitando os trabalhos mais pesados. A automação veio substituir o homem em muitas tarefas que exigiam o raciocínio do cérebro humano, como no caso das funções de controle e correção de erros durante o processo de fabricação.
A história mostra que em 1784 o norte-americano Oliver Evans construiu um moinho de trigo automático, em Filadélfia, EUA. Alguns anos mais tarde, em 1801, o francês Joseph Marie Jacquard construiu um tear controlado por