automação de manufatura
Engenharia Elétrica
ATIVIDADE AVALIATIVA AUTOMACAO DA MANUFATURA – AP_IV
2º Semestre de 2014
1 – O que e um sensor?
Sensores são dispositivos que trabalham com medidas de grandezas físicas, como: temperatura, pressão, presença, umidade, intensidade luminosa, entre outros. As grandezas medidas pelos sensores são combinadas a fim de obter informações sobre o meio físico, onde estão presentes.
2 – Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?
Digitais ou discretos - Assume apenas dois valores de saída ao longo do tempo, que podem ser interpretados como 0 ou 1. (figura 2).
Analógicos ou proporcionais - São informações em forma de um sinal elétrico proporcional à grandeza medida (figura 3).
3 – Qual a diferença entre um sensor ativo e um sensor passivo?
SENSOR ATIVOS: possui um circuito que emite um feixe de luz e outro que detecta a mesma
SENSOR PASSIVOS: não emite, apenas detecta a movimentação de luz infravermelha, emitida por corpos quentes.
4 – O que e um atuador? Atuador é um transdutor que transforma uma forma de energia em outra, porem este faz o caminho inverso, ao invés de transformar partes de uma grandeza física em um sinal elétrico, ele transforma um sinal elétrico em uma grandeza física, movimento, entre outros.
5 – O que é um contador de pulsos? Um contador é um circuito digital que evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma seqüência pré-determinada. A principal característica de um contador de pulso é apresentar nas saídas, o código binário 8421 em seqüência. Seu circuito básico apresenta um grupo de quatro blocos flip-flop JK mestre-escravo, os quais possuem as entradas J e K iguais e sempre em nível alto.
6 - Quais as características de sensores ópticos? O sensor óptico não necessita de contato mecânico com o