tranalho agricola

1077 palavras 5 páginas
1.2)Classificação Especifica dos Agrotóxicos Organo-sintéticos
Os organo-sintéticos se subdividem em clorados, cloro-fosforados, fosforados, carbamatos e fumigantes (Fornari, 2002, Branco, 1990):
Clorados (ou Organoclorados):
Grupo químico dos agrotóxicos compostos por um hidrocarboneto clorado que possui um ou mais anéis aromáticos, ou mesmo cíclico saturado. Em relação aos outros organo-sintéticos, os clorados são menos tóxicos (em termos de toxidade aguda), mas são também mais persistentes no corpo e no meio-ambiente, podendo causar efeitos patológicos no longo prazo.
O agrotóxico organoclorado atua no sistema nervoso, interferindo na troca iônica que caracteriza a transmissão do impulso nervoso. O DDT faz parte do grupo dos organoclorados.
Alguns exemplos de agrotóxicos que fazem parte deste grupo: DDT, BHC, Aldrin, Endossulfan
Cloro-fosforados:
Grupo químico dos venenos compostos por um éstere de ácido fosfórico (ou tionofosfórico), ditiofosfórico e fosfônico (ou tionofosfônico), que em um dos radicais esterificados possui um ou mais átomos de cloro. Possuem toxidez aguda semelhante à dos fosforados em geral, sendo, como éster, degradados rapidamente e não se acumulando nos tecidos gordurosos. Atua sobre a colinesterase (enzima de fundamental atuação no sistema nervoso) nas sinapses nervosas.
Fosforados (ou Organofosforados):
Grupo químico dos venenos compostos por em éstere de ácido fosfórico (ou tionofosfórico), tiolofosfórico, ditiofosfórico, fosfônico, tionofosfônico (ou ditiofosfônico). Atua inibindo a colinesterase nas sinopses nervosas. O problema dos organofosforados é que esta enzima responsável pelos impulsos nervosos no cérebro está presente em todos os animais, incluindo o ser humano. Ou seja, em relação aos agrotóxicos clorados e carbamatos, os organofosforados são mais tóxicos para diversas espécies de seres vivos. E, embora sejam degradados mais rapidamente no meio ambiente, possuem a desvantagem de serem mais solúveis, ou seja, uma

Relacionados

  • Revista Curitiba
    4054 palavras | 17 páginas
  • Crianças invisiveis
    67494 palavras | 270 páginas
  • TCC segurança do trabalho
    44620 palavras | 179 páginas
  • Arqueologia do Velho Testamento Merril F
    115697 palavras | 463 páginas