Ap IV Automação da Manufatura
Atividade de Aprofundamento (AP_IV) data de entrega 10/11/2014 Atividade AP_IVFaça uma leitura com atenção nos seguintes capítulos:
Capítulo 4 Sensores Industriais, do livro Princípios de Mecatrônica, de João Mauricio Rosário, Editora Pearson, São Paulo. Disponível na Biblioteca Virtual Pearson.
Capítulo 6 Componentes de hardware para automação e controle de processos do livro Automação Industrial e Sistemas de Manufatura, de Mikell P. Groover, 3ª Edição, Editora Pearson. , São Paulo. Disponível na Biblioteca Virtual Pearson.
Baseado na leitura e estudo dos capítulos, responda as questões 1 a 9:
1 - O que é um sensor?
2 - Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?
3 - Qual a diferença entre um sensor ativo e um sensor passivo?
4 - O que é um atuador?
5 - O que é um contador de pulsos?
6 - Quais as características de sensores ópticos?
7 - Como funciona o sensor indutivo?
8 - Como funciona o sensor capacitivo?
9 - Muitas vezes os sensores e os atuadores são interligados em redes de comunicação industrial. Indique quais as vantagens e como o protocolo industrial Hart pode aproveitar a infraestrutura do padrão analógico 4-20mA num processo de automação da manufatura. Para responder, pesquise na internet e no portal de fabricantes, como a Smar.
Resposta:
01 - pode ser definido como sendo um transdutor que altera a sua característica física interna devido a um fenômeno físico externo, como a presença ou não de luz, som, gás, campo elétrico, campo magnético etc.
02 -Como existem sinais analógicos e sinais discretos a serem controlados num sistema, os sensores também devem indicar variações de grandezas analógicas e discretas. Portanto podem-se classificar os sensores de acordo com a natureza do sinal de saída em: Sensores analógicos: um dispositivo de medição analógico produz um sinal analógico contínuo como uma tensão elétrica, cujo valor varia de modo analógico com a variável sendo medida.