Automação de escritório
1.1. Introdução
Na actualidade, ouve-se muito falar da casa ou edifício “inteligente”. Chama-se geralmente um edifício de “inteligente” ao dotado de um conjunto de recursos para optimizar a funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade de uso, segurança e energia.
As actuais tecnologias da informação desempenham um papel fundamental na inteligência de um edifício. Os edifícios modernos, são dotados de um conjunto integrado de ferramentas – equipamentos computacionais, softwares, controladoras e instrumentos – que formam os sistemas de automação predial.
Pode-se dividir as funções de um sistema de automação predial em dois grandes grupos:
Subsistemas de supervisão e controlo das utilidades, que realizam o controlo das instalações eléctricas, de refrigeração e aquecimento, de instalações hidráulicas, de gás e controle dos transportes verticais; e
Subsistemas de segurança, ou seja, de protecção contra incêndio, contra intrusão e a monitorização visual centralizada.
O presente trabalho, que se insere nas actividades académicas da disciplina Estágio Profissional realizado pelo autor na empresa Smart Living Moçambique, visa mostrar os passos para elaboração de um projecto de automatização de um escritório num edifício de alto padrão na cidade de Maputo de modo a optimizar o uso das utilidades que este possui e reduzir alguns custos relativos ao consumo de energia.
Nesta obra, serão apresentadas as actividades desenvolvidas na empresa durante o período de estágio, assim como a proposta para o melhoramento da rede de iluminação do escritório.
1.2. Objectivos
O trabalho tem como objectivo desenvolver uma abordagem a uma pesquisa na área de edificações, relativa a automação.
1.2.1. Objectivos Gerais
Obter, no contexto do estágio realizado na Smart Living Moçambique, um contacto com a realidade profissional e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no âmbito da formação académica.
Compreender