Automaquiagem
As mulheres sabem que para serem amadas precisam, antes de tudo amar-se muito e aceitar-se como são. Isso não significa, entretanto, que não possam se tornar mais belas, mais atraentes, corrigir imperfeições e realçar o que já têm de bonito.
Conhecendo os Tipos de Pele
Antes de pensar na maquiagem ideal é importantíssimo saber identificar o seu tipo de pele, para tratá-la e prepará-la com os cosméticos adequados. Se a pele não estiver preparada com os passos básicos de tratamento (limpeza, tonificação e hidratação) a maquiagem não terá o melhor resultado.
Pele Normal
Possui um bom equilíbrio entre água e óleo em sua superfície. É aveludada, elástica e com granulação fina. Seus poros são regulares, a aparência é saudável e seu tato suave. Não apresenta brilho excessivo ou descamação. Poucas pessoas têm pele normal, principalmente nos países tropicais.
Como cuidar: A pele normal necessita de manutenção básica, já que é uma pele equilibrada. Utilize preferencialmente sabonetes líquidos suaves (uma ou duas vezes ao dia) e hidratantes leves em forma de emulsão ou gel-creme. Nesse tipo de pele o uso de loção tônica pode ser eventual, para complementar a limpeza e remover células mortas.
Pele Seca
Apresenta textura fina e levemente áspera. Seus poros são invisíveis. É pouco elástica e com tendência a descamação e pequenas rugas. Essa pele necessita de atenção redobrada para a prevenção do envelhecimento. A pele seca é mais sensível ao frio e aos raios solares.
Como cuidar: Para a limpeza, evite sabonetes em barra. Prefira leite ou emulsão de limpeza e sabonetes líquidos para peles secas e/ou sensíveis. Após a limpeza, aplique um tônico sem álcool para facilitar a permeação do hidratante a ser aplicado. Após o tônico, utilize um creme de hidratação mais espesso, que irá criar um filme sobre a superfície da pele, evitando que a mesma perca água durante o dia.
Pele Oleosa
Tem uma textura mais espessa e aspecto brilhante. Seus poros são