Automa O ETAPA 1 E ETAPA 2
Concepção de Sistemas Mecatrônicos
Sistemas Mecatrônicos foram desenvolvidos com intuito de mobilizar atividades humanas para que sejam executadas de maneira mais rápida e eficiente a fim de gerar maior conforto e segurança para quem a manuseia.
Criar dispositivos mecânicos para satisfazer as necessidades humanas sempre foi um dos maiores paradigmas criados pela revolução industrial. Hoje o estudo e a busca para suprir tais métodos se chamam Engenharia Mecatrônica onde esta concepção esta ligada a duas nomenclaturas que são PASSIVOS e ATIVOS.
Sistemas Mecânicos Ativos
Os processos do Sistema Ativo não são fixos, ou seja, podem variar de acordo com as necessidades e funções do elemento de ajuste embasado no sistema mecânico sem a intervenção humana a fim de se obter resultados desejados na saída.
Problemas apresentados no sistema Passivo são reparados com o sistema Ativo, assim são solucionados com as funções exigidas pelo sistema. Questões como a realimentação e precisão dos processos devem ser regularizados através de monitoramento constate por diversos sensores que monitoram o bom funcionamento do equipamento.
Sistemas Mecânicos Passivos
Diferentemente do Sistema Ativo o Sistema Passivo necessita de contato humano para que seu processo seja eficiente e funcional, é uma solução clássica para alguns projetos, pois utiliza muito o fator humano. O desempenho do Sistema pode ser alterado dependendo do operário que manuseia o equipamento tais como necessidades físicas podem prejudicar a rentabilidade do projeto.
Sistemas Biológicos e Sistemas Mecatrônicos
Os sistemas Mecatrônicos são sistemas que executam funções específicas, seguidos por níveis de ações que em conjunto formam uma determinada ação, assim como tais níveis exigem diferentes requisitos tecnológicos dependendo das funções exigidas. Os sistemas Biológicos são sistemas orgânicos (vivos), atendem a necessidades dos princípios da Biologia e refencia aos processos de materiais.
Níveis de Automação