introdução à Automação Industrial
Automação industrial é a junção de técnicas e ferramentas em uma determinada máquina ou processo industrial, com a intenção de produzir um determinado item, e por isso é utilizada em referência a qualquer tipo de mecanização avançada (evolução tecnológica). A automação industrial faz com que haja pouca ou nenhuma intervenção de trabalho humano, é muito aplicada para melhorar a produtividade e qualidade nos processos considerados repetitivos e é, além de uma aplicação, um estudo que busca sempre os últimos avanços tecnológicos e está em constante evolução. Embora subentenda-se que faz a substituição da mão-de-obra humana, está diretamente ligada ao controle de sua intervenção, pois a mão do homem sempre será necessária, e sem ela não seria possível a construção e implementação dos processos automáticos.
A automação industrial pode ser entendida como uma tecnologia de três áreas: a eletrônica responsável pelo hardware, a mecânica na forma de dispositivos mecânicos atuadores, e a informática responsável pelo software que irá controlar todo o sistema. Desse modo, efetivar projetos nessa área exige-se uma grande gama de conhecimentos, impondo uma formação muito ampla ou um bom trabalho em equipe, muito bem coordenado pelos projetistas. Com o crescente avanço da tecnologia e a atual necessidade de informação em todos os campos, sistemas de automação modernos passam de simples automações de processos e equipamentos para automação de negócios, lidando com grandes quantidades de informação relevante.
2. Desenvolvimento
A automação industrial nasceu com a mecanização, originada a partir da revolução industrial. A mesma permite realizarmos algum trabalho através de máquinas controladas automaticamente, enquanto a mecanização simplesmente se limita ao emprego de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico. Máquinas com capacidade de produzir com maior rapidez e precisão comparado o trabalho feito à mão. Localizam-se