Auto estima e depressão na adolescência
Auto-Estima e Depressão na Adolescência
Aluno: Caroline Rosa Tecchio
Introdução
Através desse trabalho, abordam-se assuntos sobre à auto-estima e a depressão na adolescência. Contudo, vários adolescentes sofrem com esses tipos de patologias, como depressão, bipolaridade, baixa auto-estima, e entre outras.
São assuntos preocupantes entre a sociedade, que os pais, buscam ajuda com médicos, psicólogos e terapeutas, para melhorar o convívio com seus filhos.
E é em cima destes problemas, que falaremos no decorrer do trabalho.
Desenvolvimento A adolescência é um momento extremamente difícil para o adolescente, porque implica grandes mudanças no organismo, principalmente ao nível hormonal. As transformações ocorrem em todo o corpo e geram preocupações e algumas incertezas. O adolescente encontra no seu grupo de amigos o meio que lhe proporciona confiança, onde aprende a desenvolver uma boa auto-imagem e com quem tem a possibilidade de compartilhar e esclarecer as suas dúvidas.
AUTO-ESTIMA NA ADOLESCÊNCIA A auto-estima é, sem dúvida, o mais importante julgamento que o ser humano faz, pois pode ser responsável tanto pelo sucesso como pelo fracasso nas mais diversas áreas da vida: familiar, pessoal, afetiva, profissional e estudantil. A auto-estima pode ser profundamente abalada na adolescência, principalmente quando a estrutura emocional do sujeito é mais frágil, tornando mais difícil lidar com as mudanças. A adolescência é um período de grande vulnerabilidade que faz balançar a auto-estima e a auto-imagem. Para se compreender melhor a complexa fase da adolescência basta pensar, por exemplo, em várias perguntas, que são aquelas que diariamente o adolescente coloca: quem sou eu? Como me vejo? Será que o meu corpo é normal? Serei igual aos outros? Todas estas interrogações geram insegurança no adolescente e fazem balançar a sua auto-estima. O aspecto físico na