Riscos na Adolescência
Grupo: Ana Camila, Gabriela, Leonardo, Luciana, Maithê, Thamirez e Vanusa
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento II
Turma: 1ºC
Depressão na Adolescência
Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adulto, mas também em crianças e adolescentes. O que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performace escolar.
Perceber a depressão na adolescência Como a adolescência é uma fase muito difícil para os jovens, fica mais complicado notar a depressão nos adolescentes, pois é comum nessa fase comportamentos rebeldes, angustia, ansiedade, pressão para o sucesso na escola,etc.
Sinais e Sintomas De acordo com a “American Psychiatric Association” um episódio de depressão é indicado pela presença de 5 ou mais dos seguintes sintomas, quase todos os dias, por um período de pelo menos duas semanas: - Estado de espírito depressivo durante a maior parte do dia; - Interesse ou prazer pela maioria das atividades claramente diminuído; - Diminuição do apetite, perda ou ganho significativo de peso na ausência de regime alimentar (geralmente, uma variação de pelo menos 5% do peso corpóreo); - Insônia ou hipersônia; - Agitação psicomotora ou apatia; - Fadiga ou perda de energia; - Sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade; - Diminuição da capacidade de concentração e de pensar com clareza; - Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida ou qualquer tentativa de atentar contra a própria vida.
Tratamento
É de suma importância que os pais estejam cientes do quadro depressivo de seus filhos para que se comece o tratamento. A recomendação é iniciar o esquema com 50% da dose da medicação indicada para o caso e de aacordo com a reação da pessoa ir ajustando a