Adolescência e Comportamentos de Risco
Adolescência e Comportamentos de Risco
Docente: Professora Doutora Helena Bento
Discentes:
Diogo Pinto
Rafael Sardinha
Rui Costa
Rui Oliveira
Índice:
Conteúdo
Introdução: 3
Desenvolvimento 5
Conclusão: 11
Referências Bibliográficas: 12
Introdução:
No âmbito da unidade curricular de Culturas Juvenis da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi-nos proposto elaborar um trabalho com um tema à escolha. Nesse sentido, o nosso grupo optou pelo tema ‘Adolescência e Comportamentos de Risco.
O objetivo deste trabalho é, tentar explicar o que leva os jovens no dia-a-dia a correrem cada vez mais riscos de vida, em adquirir doenças, deficiências e incapacidades, entre outras consequências negativas/prejudiciais para a saúde, muitas das vezes devido a certas escolhas menos boas para as suas vidas. Explicar quais são esses comportamentos de risco que eles adotam com maior frequência. Pois o comportamento e os estilos de vida são, então, determinantes cruciais para a saúde, doença deficiência/incapacidade e mortalidade prematura. Se o comportamento desviante que os jovens de hoje em dia adotam se parte do caracter dos jovens ou se é por influencia do meio em que esta inserido ou devido ao grupos pares. E se a influência dos media na vida dos adolescentes, interfere ou não com os comportamentos dos adolescentes.
A adolescência é vista como um período crítico na vida dos indivíduos, pois nesta fase os jovens vivenciam descobertas significativas que afirmam as suas personalidades.
É cada vez maior a proporção dos adolescentes que tem pelo menos, um comportamento de risco para a saúde, como por exemplo, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, drogas, maus hábitos alimentares entre outros. O que se tem vindo a tornar cada vez mais num problema de nível social, nomeadamente na integração social. Os adolescentes são vistos como uma imagem da