Auto da barca do inferno
“ Aristeu Aguiar “
Evellyn Medeiros 1ºI
O Auto da Barco do Inferno
Alegre,
2012
Evellyn Medeiros 1ºI
O Auto da Barco do Inferno
Trabalho apresentado pela disciplina
De Português, para a profª Mary Helen,
Da turma 1ºI do turno vespertino.
Alegre,
2012
-------------------------------------------------
Personagens e Características
Diabo: Conduz todas as almas para o inferno. Conhece bem todos os personagens. Muito Irônico e um bom argumentador. Gil Vicente não mostra o Diabo como o responsável por todos os fracassos humanos, no texto o Diabo é um Juiz que revela o que cada um quer esconder.
Fidalgo: Representa a nobreza. Chega muito bem vestido com roupas muito bonitas. Foi condenado por sua vida de pecados e luxuria. A figura do fidalgo, orgulhoso e arrogante, mostra a critica vicentina a toda nobreza da época.
Onzeneiro: Alega que deixou todas as suas posses na terra e quis buscá-la e revelou seu apego ao dinheiro. O Diabo não aceita o onzeneiro, que volta a terra para recuperá-las, e é condenado ao fogo do inferno.
Parvo: Pessoa simples, sem malícia. O parvo consegue escapar do inferno.Tem a alma pura, cujo todos os valores são verdadeiros e sinceros por isso ele vai para o paraíso. Muitas vezes ironiza a pretensão dos outros que querem se fingir de “inocentes” diante do Diabo.
Sapateiro: Representa todos dessa profissão, é um desonesto explorador do povo. Chega com todos os aparelhos de sua profissão em uma bandeja,vai até o diabo e tenta enganá-lo mas não consegue e é condenado.
Frade: Vem acompanhado de uma amante. Ele é alegre, risonho, contente, mas mau-caráter. Faz-se inocente por ser membro da igreja. O frade da uma lição de esgrima ao diabo (que finge não saber manejar uma arma), isso revela sua culpa; já que os frades não lutavam.Gil Vicente quis mostrar que os da fé não sabem ser verdadeiros e bons.
Brísida Vaz: Prostituta e feiticeira. Ela é conhecida de