Auto confiança
Chrisitan H. Godefroy
Page 2
Como desenvolver a autoconfiança
As maravilhas da confiança
A confiança é, primeiro que tudo, um reflexo de uma auto-imagem positiva. Para se ter confiança em si próprio é necessário gostar de si. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si. Para convencer os outros, primeira tem de se convencer a si. Por que razão as pessoas carismáticas não têm quaisquer problemas em encontrar gente que as siga? Porque elas estão convencidas de estar a fazer a coisa certa. Aprendendo a apreciar-se, adoptando a atitude de que o êxito é um direito seu, pois você é tão inteligente, competente e cuidadoso como qualquer outro, o potencial do sou êxito aumentará astronomicamente. No entanto, a autoconfiança é extremamente volátil. Aparece e desaparece sem percebermos exactamente porquê, à primeira vista. Note que eu disse "à primeira vista"! Porquê? Porque alguns momentos de introspecção são normalmente suficientes para descobrir o mistério que está por detrás do desaparecimento repentino da sua autoconfiança.
Page 3
A confiança gera o êxito
Quando andava na escola, provavelmente partilhava algumas das suas apreensões sobre os exames com os seus pais e o mais provável é que tenham dito algo parecido com: “Se achas que não consegues, então não vais mesmo conseguir!”
Este princípio simples deveria manter-se connosco durante a nossa vida inteira, como se fosse um anjo da guarda. Porque a confiança gera o êxito que, por sua vez, gera mais êxito. Ao perder a confiança, experimentará fracasso após fracasso.
Para adquirir autoconfiança, o género que irradia de personalidades magnéticas e que é o ingrediente elementar do carisma, tem de ter perseverança. Porém, não é tão difícil como parece.
Por exemplo, lembra-se da primeira vez que andou de bicicleta, ou a primeira vez que andou de patins ou esquis? É natural que tremesse de medo, tal como a maioria das pessoas. No entanto, agora, andar