Autismo
Introdução
Este estudo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema Autismo na Escola. Nele consta como se dá a aprendizagem e a alfabetização dos alunos com essa necessidade especial, sendo apresentados recursos que podem ser utilizados pelo professor. Irá mostrar adaptações adequadas para serem realizadas na escola, sala de aula e também aos alunos e educadores, para receberem de modo específico e com qualidade os alunos autistas.
Aprendizagem do Aluno Autista
O conceito de inclusão deve estar contemplado no projeto pedagógico da escola. Atividades com esse propósito se encaixam no dia-adia dos professores e alunos e tendem a dar resultados a longo prazo.
(Cavalcante, 2006 p. 164)
Para conhecer o processo de aprendizagem de uma criança autista é necessário identificá-la e observar as dificuldades de comunicação e de atenção que ela apresenta. Deste modo, é necessário criar um sistema de comunicação que envolva conceito de troca ou de causa- consequência, inexistente no autista. Devido o aluno apresentar dificuldade na comunicação verbal, essa deve ser baseada no concreto, ou seja, objetos ou figuras. Mesmo assim, o nível de desenvolvimento da aprendizagem do autista geralmente é lento e gradativo, portanto, caberá ao professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno.
Geralmente as crianças autistas aprendem melhor vendo do que ouvindo, por essa