Autismo: o estresse causado no nucleo familiar
EDSON MUNIZ DE LIMA
ELY NUNES MACHADO
AUTISMO: O ESTRESS CAUSADO NO NUCLEO FAMILIAR
CURITIBA – PR
2012
EDSON MUNIZ DE LIMA
ELY NUNES MACHADO
AUTISMO: O ESTRESSE CAUSADO NO NÚCLEO FAMILIAR
Relatório de pesquisa apresentado como requisito para avaliação da disciplina pesquisa em psicologia do 5º período do curso de psicologia da
Facel.
Turno manhã
Orientadora:
Machado
Professora
Marina
Pires
Alves
CURITIBA – PR
2012
2
RESUMO
Autismo é um transtorno evasivo que afeta o desenvolvimento da criança, prejudicando sua interação social, levando a criança a ter prejuízos na comunicação e limitando-a a um vocabulário muito restrito.
Esse trabalho tem como campo de pesquisa a família do autista, pois é ela
(família) de quem demandará um maior envolvimento, e que será mais afetada com esta mudança. Muitas famílias não estão preparadas e não sabem como lidar com este transtorno, visto que seus planos e projetos de vida ficam limitados causando uma grande alteração na rotina e no desenvolvimento familiar saudável, provocando uma perturbação maior em comparação a outras famílias que não apresentam membros com este transtorno. Sendo assim a probabilidade dessas famílias desenvolverem um estresse, apresentarem sentimentos de vergonha, solidão, tristeza profunda, raiva, culpa, medo, insegurança, revolta, entre outras emoções, causando grandes decepções e sentimentos negativos, produzindo uma dimensão maior que o habitual. Diante das respostas pesquisadas a preocupação maior se dá com relação à família, se não houver um programa adequado que as amparem assistido-as e integrando-as no meio social muitos de seus membros e principalmente os progenitores podem ampliar um quadro de estresse severo, ou desenvolverem outro tipo de patologia correndo até mesmo riscos de suicídio etc.
Palavras-chave: Estresse familiar, autismo, vergonha, abandono.
3
SUMÁRIO