Austrália - Logística em 3 Modais
MBA NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
AUSTRÁLIA – LOGÍSTICA EM TRÊS MODAIS
CARLOS CAVALCANTE RA: 593031
FERNANDA MARTINS RA: 194604
FERNANDO BRACIOLI RA: 514923
LUIZ PAULO TEIXEIRA RA: 591976
VICTOR GOES RA: 201059
SÃO PAULO
2012
O País
A Austrália tem apenas pouco mais de duzentos anos, mas participa da economia mundial como um país rico e industrializado.
O acelerado desenvolvimento australiano teve como um dos catalisadores a força de trabalho dos imigrantes, que desembarcaram no país esperançosos de poder começar uma nova vida, mais justa e próspera para seus filhos e netos.
Produtos e Exportação
O setor de manufaturas é um dos que mais emprega. Essas indústrias têm reivindicado uma elevação das tarifas para produtos importados, como forma de proteger o setor e assegurar sua sobrevivência. A agricultura, formalmente, é considerada a base da economia australiana, que conta com cerca de 4% da produção. Entretanto, a mineração contribui com 8% e os manufaturados, com cerca de 16%.
Os produtos mais exportados são: lã (a Austrália é o maior produtor do mundo), açúcar, cevada, minério de ferro, ouro, chumbo, zinco, cobre, níquel, alumínio, trigo, carne bovina, laticínios, bauxita, algodão, gás natural, petróleo bruto e manganês. Além disso, é a maior exportadora mundial de carvão e diamantes.
A Ásia é o maior parceiro comercial da Austrália, com um volume de negócios de cerca de 60%. O Japão é o principal comprador dos produtos do país. Por depender basicamente do mercado asiático, a Austrália passou por momentos difíceis em 1997, quando se deu a crise naquele continente. Vários vôos com destino àqueles países foram cancelados; escolas e restaurantes foram fechados.