australia
A colonização teve inicio em 1788, quando a Inglaterra resolveu fazer da nova terra uma colônia penal, enviando para aquela região os presos com penas superiores a 7 anos, que antes enviava para os Estados Unidos (independente desde 1776)
. Os prisioneiros, muitos condenados por pequenos crimes, tinham suas penas transformadas em prisão perpétua, uma vez que o retorno para Inglaterra era praticamente impossível.
Os prisioneiros que pagavam suas penas (em média 7 anos) eram libertados e recebiam terra para plantio, dando início à expansão do continente
Posteriormente 3 fatos contribuíram para a conquista e ocupação para as terras australianas:
1. O inicio da criação de ovelhas e carneiros, favorecida pelas excelentes condições naturais do território, e o consequente desenvolvimento de uma ativa indústria de lã (em 1831, a Austrália já exportava mais de uma tonelada de lã fina para as indústrias da Inglaterra)
2. A descoberta de terras de grande fertilidade para o desenvolvimento da agricultura
3. A descoberta de ouro em vários locais do território, por volta de 1850
A Austrália passou a fazer parte da Comunidade Britânica em 1901, quando passou a ter uma estrutura federativa e parlamentar. A independência ocorreu em 1942, embora o soberano da Inglaterra (rei ou a rainha) continuasse sendo considerado o chefe de Estado formal. Somente em 1986 esses laços foram cortados.
Em 1901, a Austrália adota uma estrutura federativa e parlamentar. Torna-se independente em 1942, mas continua a ter como chefe de Estado formal o soberano britânico.
De 1945 a 1973 chegam ao país 3 milhões de imigrantes europeus de diversas nacionalidades. São revogadas então leis racistas que impediam a imigração de não-brancos, o que favorece a instalação no país de asiáticos e nativos das ilhas do