Auron
As obras civis só podem ser convenientemente projetadas depois de um conhecimento adequado da natureza e da estrutura do terreno em que serão implantadas. O custo de um programa de prospecção bem conduzido situa-se entre 0,5 e 1,0% do valor da obra.
V.1 Informações exigidas num programa de prospecção
As informações básicas que se busca num programa de prospecção do subsolo são:
a área em planta, profundidade e espessura de cada camada de solo identificado;
a compacidade dos solos granulares e a consistência dos solos coesivos;
a profundidade do topo da rocha e as suas características, tais como: litologia, área em planta, profundidade e espessura de cada estrato rochoso; mergulho e direção das camadas, espaçamento de juntas, presença de falhas e ação do intemperismo ou estado de decomposição;
a localização do nível d’água
a coleta de amostras indeformadas, que possibilitem quantificar as propriedades mecânicas do solo com que trata a Engenharia: compressibilidade, permeabilidade e resistência ao cisalhamento.
V.2 Tipos de Prospecção Geotécnica
V.2.1 Processos indiretos
Resistividade elétrica
Sísmica de refração
São processos de base geofísica. Não fornecem os tipos de solo prospectados, mas tão somente correlações entre estes e suas resistividades elétricas ou suas velocidades de propagação de ondas sonoras.
V.2.2 Processos semidiretos
Vane Test
Cone de penetração estática
Ensaio pressiométrico
Fornecem apenas características mecânicas dos solos prospectados. Os valores obtidos, por meio de correlações indiretas, possibilitam informações sobre a natureza dos solos.
V.2.3 Processos diretos
Poços
Trincheiras
Sondagens a trado
Sondagens de simples reconhecimento
Sondagens rotativas
Sondagens mistas
São perfurações executadas no subsolo. Nestas, pode-se fazer uma observação direta das camadas, em furos de grandes diâmetros, ou uma análise por meio de amostras colhidas de furos de pequenas dimensões. As amostras deformadas