Trabalho Ana C Lia
Estudo Dirigido – Nutrição e Dietética
Nome: Paula Ribas de Maria RA: B36609-5
Respostas:
1. Alimentação refere-se ao conjunto de atos voluntários e conscientes que se prendem com a seleção, a preparação e a ingestão dos alimentos, que estão associados aos meios sociocultural e econômico. A Nutrição é a relação entre alimentos e a saúde, é o processo biológico em que alimentos e líquidos são utilizados na manutenção, crescimento e funcionamento das funções vitais.
2. Os nutrientes são substâncias químicas que introduzidas no nosso organismo irão desempenhar uma função e nutrição. São divididos em macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais). As substâncias alimentares tem capacidade sensorial e são naturais, podem ser de origem animal e vegetal, podem ser consumidos in natura e processados. Dão sabor, cheiro, aroma, consistência e ainda tem muitos nutrientes. As substâncias alimentares de origem animal são: carnes, ovos, leite e seus derivados, gorduras. De origem vegetal: cereais, hortaliças, frutas, gorduras vegetais. E origem mineral: água e sal.
3. Ingestão: Deglutição, depois de o alimento ser colocado na boca. Digestão: consiste na redução do tamanho do alimento (mastigação) e redução da complexidade química.
Absorção: é a passagem dos nutrientes que estavam no tubo intestinal para a corrente sanguínea.
Transporte: cada substância tem um condutor e a maioria dos transportadores tem em sua estrutura vitaminas.
Excreção: conjunto de processos de da eliminação (urina, fezes, suor).
4. Lei da Quantidade: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições na alimentação, pois podem prejudicar o seu organismo. Cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.