Auriculoterapia
CURSO DE NUTRIÇÃO
AURICULOTERAPIA E NUTRIÇÃO
Trabalho apresentado como critério parcial de avaliação da disciplina Projeto Integrador do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas, ministrada pela professora Esp. Karina Maria de Mello Locatelli.
PATOS DE MINAS
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO DE NUTRIÇÃO
AURICULOTERAPIA E NUTRIÇÃO
Alunos:
JOSIANE DE FÁTIMA PACHECO
MANOELA NASCIMENTO ISLER
MARIA EDUARDA BRAGA ALMEIDA
MARIANA CRITINA DE SOUSA OLIVEIRA
PATOS DE MINAS
2014
1. INTRODUÇÃO
A obesidade é considerada atualmente um problema de saúde pública, uma vez que sua incidência aumenta de maneira alarmante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a projeção para o ano de 2015 é aproximadamente 2,6 bilhões de adultos com sobrepeso, e mais de 700 milhões serão obesos no mundo. (OMS, 2006). Dados de pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil, realizada em 2013, apontam que 51% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso ideal.
Diante deste contexto, diversas técnicas estão sendo utilizadas como forma de abordagem e tratamento para a obesidade, dentre elas podemos destacar a acupuntura e a auriculoterapia. A cada dia mais pessoas tem buscado técnicas da medicina tradicional chinesa como terapia complementar para ajudar no emagrecimento, na diminuição da ansiedade, em distúrbios do sono, atuando também no equilíbrio do organismo como um todo.
A auriculoterapia é uma técnica integrada da Medicina Tradicional Chinesa, pois foi na China que teve seu grande desenvolvimento quando foi relacionado o pavilhão auricular com o corpo e órgãos. (NEVES, 2010).
Através dos pontos localizados no pavilhão auricular podem-se acarretar estímulos cerebrais que produzirão reações correspondentes ao órgão que for estimulado. (SOUZA, 2001). Dessa forma, a técnica trata doenças, dores