O QUE AURICULOTERAPIA
Indicações e vantagens da Auriculoterapia
A auriculoterapia tem sido muito eficaz como tratamento quando associada a outras terapêuticas provenientes da medicina oriental, como acupuntura e fitoterapia. Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos.
As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.
Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método.
Diagnóstico auricular:
Observação de sinais;
Dor a palpação;
Percepção a palpação;
Marcas pós-palpação;
Exploração elétrica.
Vantagens do tratamento por sementes:
Método não invasivo;
Sem riscos de infecção;
Maior área de abrangência dos pontos;
Maior número de pontos tratados;
O paciente pode retirar a aplicação;
Os efeitos da aplicação podem durar até