kkkkkkolçkjl

759 palavras 4 páginas
FUNÇÕES DO MITO

A palavra mito tem sua origem etimológica em mythos, que significa “palavra”, “o que se fala”. Quem era o “falador” desses mitos na Grécia antiga? De um modo geral, os mitos faziam parte da cultura e eram contados pelos pais, pelas amas de leite, pelas pessoas em geral, pelos aedos (isto é poetas cantores).

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS
Os primeiros filósofos viveram por volta do século VII e VI a.C. Grande parte da obra desses filósofos pré-socráticos se perdeu no tempo e o que chegou à posteridade foram fragmentos e comentários que outros filósofos fizeram sobre eles.

Heráclito de Éfeso (544-484 a.C.) era chamado por seus contemporâneos de “obscuro”, devido aos seus escritos serem de difícil compreensão. Conta-se que Sócrates, ao ler um livro dele afirmou que para entendê-lo teria que ser um mergulhador de Delos, tal a profundidade dos seus pensamentos. Heráclito ficou conhecido como filósofo do devir. Algumas de suas principais ideias

Xenófanes de Colofón (580-577 a.C.) é considerado um precursor da doutrina de Parmênides e escreveu predominantemente em versos. Foi um filósofo rapsodo que declamava seus versos pelas cidades da Grécia. Defendeu que o elemento primordial de todas as coisas é a terra, mas se tornou famoso pela sua teologia e por seus ataques à “religião” popular grega e aos poetas.

A lógica formal foi desenvolvida por Aristóteles no século IV a.C. e tem como objetivo analisar as formas do correto pensar.

O empirismo
John Locke, em seu Ensaio acerca do entendimento humano, critica a teoria das ideias inatas de Descartes. Ele concebe que a alma é como uma lousa sem inscrições, como uma lousa em branco, e, dessa forma, o processo de conhecimento só se inicia na relação com os objetos, na experiência sensível.

PLURALIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO
A educação formal é a educação que se faz de modo sistemático e busca ter clareza em relação às questões: o que ensinar como ensinar, a quem ensinar, para que ensinar, por que

Relacionados