Auriculoterapia
Acupuntura Auricular
A Medicina Tradicional Chinesa possui uma ampla e profunda atuação, com métodos ativos e passivos de intervenção, classificando-se em: Medicina Chinesa Interna (fitoterapia chinesa – farmacologia obtida de plantas, animais e minerais); Medicina Chinesa Externa (Acupuntura – com seus diferentes microssistemas formando, dentre eles: a moxabustão, a Tui Ná ou massagem tradicional chinesa, o Chi Kung – exercícios energéticos para manter a saúde e as auto-massagens).
Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia (Acupuntura Auricular ou na orelha), é na atualidade um dos mais populares tanto dentro como fora da China. É um método pouco invasivo que conseguiu impor ótimos resultados, sendo bem aceita pelos pacientes. Os pontos auriculares são zonas específicas distribuídas no pavilhão auricular, refletindo fielmente a atividade funcional de todo nosso corpo. O pavilhão auricular está diretamente relacionado com um grande número de canais que se comunicam expressando a atividade funcional de todo nosso organismo. Por exemplo, quando temos alterações patológicas em nosso organismo, estas se manifestam na orelha, no ponto ou na área específica da região comprometida, através de mudanças, tais como: coloração da pele; dor à exploração tátil; presença de edemas, descamações, etc.
Devido a esta abrangência, a Acupuntura Auricular pode ser utilizada como auxiliar em vários tratamentos, incluindo o sistema endócrino (Diabetes Melito; obesidade; tabagismo, dentre outras). Tem eficiência reconhecida para o tratamento de cerca de 150 patologias, dentre elas: Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, T.P.M.); Ansiedade ; Dores de coluna, joelhos, articulações; Alergias; Tabagismo; Insônia; Cefaléia; Constipação; Obesidade; Alterações provocadas pela menopausa e