Aumento nos casos de gravidez em adolescentes - Sociologia
Aumento nos casos de gravidez em adolescentes vilhenenses.
2. JUSTIFICATIVA
Não é de hoje que nos deparamos com garotas em sua fase adolescente já gestantes, antigamente isso ocorria quase como naturalmente, e é aí que está a indignação. Hoje, em pleno século XXI, com tantos meios preventivos, ainda nos deparamos com isso. E o problema em Vilhena parece estar em seu auge, vemos com cada vez mais constância garotas de 13, 14 anos grávidas. E isso nos leva ao questionamento sobre a posição da família em relação a isso, como deixaram chegar a esse ponto, como o governo está perante a isso, seus planos de educação sexual nas escolas públicas e o que tem especulado para talvez agir de outra forma, visando que simples palestras não estão diminuindo os índices.
3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
O presente projeto de pesquisa busca destacar o porquê de tanta incidência nos casos de gravidez em adolescentes, e mostrar meios de ajuda para que o problema possa ser revertido.
4. HIPÓTESE
Podemos observar em praticamente todos os casos de gravidez precoce, que a família da adolescente não tinha estrutura ou não havia muita comunicação e intimidade em ambas as partes, isso faz com que a garota inexperiente não tenha real noção de gravidade da situação, assim começando a ter relações sexuais com algum garoto que ela julga dar mais atenção a ela do que a própria família, não usando preservativo ou anticoncepcional e chegando ao desfecho que abala a muitas famílias no nosso município.
Outra hipótese para isto é a educação recebida na escola, que podemos definir como extremamente superficial. A educação sexual que o governo implanta nas escolas públicas é vergonhosa, são apenas uma ou duas palestras anuais que não são capazes de conscientizar o bastante o indivíduo e abrir os olhos para a gravidade da situação.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Identificar o emocional das adolescentes, a posição da família e as atividades de educação sexual elaboradas nas escolas públicas de