Aulas
A noção de justiça designa por um lado o princípio moral que exige o respeito da norma do direito e, por outro, a virtude que consiste em respeitar os direitos dos outros.
Virtude moral que faz que se de a cada um o que lhe pertence e se respeitem os direitos alheios 1) O que se entende por justiça?
A noção de justiça designa por um lado o princípio moral que exige o respeito da norma do direito e, por outro, a virtude, que consiste em respeitar os direitos dos outros. (1)
Virtude moral que faz que se dê a cada um o que lhe pertence e se respeitem os direitos alheios. (2)
É uma das quatro virtudes cardeais. Considerado de modo restrito, justiça é a constante e perpétua vontade de conceder o direito a si próprio e a outros segundo a igualdade. É uma virtude subjetiva, portanto. (3)
2) O que se entende por igualdade?
Na matemática, é a característica das quantidades substituíveis uma pela outra sem modificação. Por analogia, igualdade é a relação entre dois termos, em que um pode substituir o outro. (1)
Na ética e na política, há igualdade quando os direitos e os deveres, as prescrições e as penas são iguais para todos os cidadãos.
3) O que se entende por direitos e deveres?
Quando falamos de direitos e deveres, estamos nos referindo à acepção do direito como poder ou faculdade. A Constituição Brasileira nos diz que cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ser respeitado como pessoa etc. Cada um de nós tem o dever de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza etc. Ser cidadão é exercer a sua cidadania, ou seja, fazer valer os seus direitos e suas