aulas
Andebol
Prof. Ana Maçãs
Ano Lectivo 2010/2011
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PATAIAS
BREVE REVISÃO HISTÓRICA
O Andebol, ao contrário do Basquetebol e do Voleibol, é um desporto de raiz
Europeia, resultando principalmente de três jogos surgidos na passagem do século XIX para o XX, com origem em diferentes nações Europeias.
Na Dinamarca jogava-se o “Haanbold”, concebido por Holger Nielson, director de uma escola, que tentou encontrar um jogo para substituir o Futebol, que segundo ele partia muitos vidros. Assim, para existir um maior controlo da bola propôs que se jogasse com as mãos.
Na Checoslováquia, Vraclav Karas Antonin Kristof inventou o “Hazena”. Este jogo era muito semelhante ao moderno Andebol, no entanto o campo era dividido em três partes, e o guarda-redes, os defesas, os médios e os avançados, jogavam apenas na sua área específica.
Herman Bachmann introduziu na Alemanha o “Torball”. O campo possuía dimensões semelhantes ao actual Andebol porém a área de baliza era muito mais pequena (4m de raio).
Em pouco tempo, estes três jogos tornaram-se muito populares em toda a Europa, no entanto, como tinham regras diferentes, impossibilitavam a organização de torneios internacionais. Assim, tornou-se necessário unificar as regras, tendo essa tarefa sido feita por Karl Schelenz, no ano de 1917 em Berlim, dando origem a um jogo denominado “Field Handball” (Andebol de 11), jogado num campo de Futebol ao ar livre por 11 jogadores e inspirado nas suas regras, tendo sido jogado, assim durante várias décadas.
Em 1928, em Amesterdão, fundou-se a Federação Internacional de Andebol
Amador (IAFH), para promover e organizar torneios internacionais e campeonatos do mundo, de forma a permitir o ingresso do Andebol nos Jogos Olímpicos de 1936. Nesta época a Áustria e a Alemanha dominavam o Andebol, todavia após a 2.ª Guerra
Mundial essa liderança passou para os países Escandinavos.
Em 1946, em Copenhaga