aulas
A metodologia 5S é a base para o desenvolvimento e obtenção de Qualidade e Produtividade. A sua prática resulta em mudanças de comportamento e atitudes no ambiente de trabalho, as quais facilitam a introdução de assimilação dos conceitos que fundamentam programas de melhoria contínua e de qualidade total. Empresas de diversos ramos e segmentos apresentam-se em diferentes estágios de maturidade quanto ao 5S e a qualidade. A experiência nos mostra que qualquer que seja o estágio, a prática do 5S trará com certeza ganhos consideráveis para toda a organização viabilizando as demais técnicas para alcançar a qualidade e produtividade desejados. Também é indiscutível a mudança e melhorias obtidas da adoção do 5S em todas as atividades do nosso cotidiano, e a incorporação desta prática trará benefícios tanto no campo profissional como no campo pessoal.
Dentro do cenário econômico mundial que estamos envolvidos, não é mais possível aceitar que continuemos a perpetuar uma cultura atrasada onde o único pensamento é produzir, produzir e produzir, sem qualquer preocupação com a educação e o comportamento dos individuos que fazem parte do ambiente das empresas onde trabalhamos, das nossas famílias, nossa comunidades, e assim sucessivamente. 5S é uma questão comportamental e de educação e disciplina.
Ao adotar pioneiramente o conceito dos 5S, as empresas japonesas se destacaram das demais, visto que no Japão é uma questão de disciplina sempre buscar um meio de fazer o trabalho de uma maneira melhor, e sempre descobrir maneiras novas de se efetuar o trabalho, aumentar sua produtividade, maneiras de facilitar o dia-a-dia e tornar sua rotina e sua vida mais confortáveis e produtivas. O 5S é considerado o pilar de muitas metodologias de melhoria contínua pois, antes de qualquer método, o enfoque é comportamental: o indivíduo precisa se tornar um agente de mudança, demonstrando ser capaz de adotar mudanças comportamentais em seu dia-a-dia para melhor fazer todas