Aulas
Disciplina: Área de integração
Professor: José Carlos
Aluna: Sara Oliveira
Nº: 14
Turma: Técnico de Comercio
Índice Introdução 3 Organização internacional do trabalho 4 Origens 4 Sede 4 A declaração de Filadélfia 4 Quatro objectivos estratégicos 5 Normas internacionais do trabalho 5 Declaração da OIT relativa aos princípios e direitos fundamentais no trabalho 6 Órgãos 6 Direcção 7 Grandes programas: 7 Prémio nobel da paz 7 Conclusão 8 Bibliografia 9
Introdução
No âmbito da disciplina de Área de Integração, a pedido do professor José Carlos Lopes foi-nos solicitado que elaborássemos um pequeno trabalho onde focássemos os pontos essenciais da organização internacional do trabalho, no qual teríamos de explicar como surgiu esta organização, qual a sua importância entre outros.
Como é do nosso conhecimento geral a criação da OIT teve em vista a promoção e harmonização dos direitos do trabalho por meio do estabelecimento e aplicação de normas internacionais do trabalho, evoluindo para incluir temas mais amplos de política social e direitos humanos e civis. Os meios de acção para alcançar estes objectivos são a elaboração de normas e a cooperação técnica. Foram trazidos trechos de Declarações internacionais que reafirmam a actuação prática da OIT e seus delineamentos no intuito de alcançar a justiça social.
Por outras palavras OIT uma organização internacional criada para amenizar as diversas espécies de problemas ligados à injustiça social, na tentativa de extingui-los ou pelo menos amenizá-los. É importante relembrar que o objectivo da OIT não se restringe a melhorar as condições de trabalho, mas a melhorar a condição humana no seu conjunto, daí a importância maior desta Organização.
Organização internacional do trabalho
Origens
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), criada pelo Tratado de Paz assinado em Versalhes em Junho de 1919, é a Agência mais antiga do Sistema das