aulas regias nao esta completo
Os portugueses chegavam às terras de Vera Cruz (Brasil) em 1500, aqui encontraram pequenos índios que eram instruídos pelos índios adultos (pais, tios e avós), entre as tribos tupis guaranis algum Pajés ficavam responsáveis pela transmissão cultural.
Chegaram em 1549 os primeiros Jesuítas com missão de converter os índios à fé católica e para ensiná-los o letramento, estas aulas eram administradas em construções simples na qual foram consideradas as primeiras escolas. Nelas aprendiam a língua portuguesa, espanhol, profissões e operações mentais básicas, como contar, também era administrado aula de teatro, canto e outras atividades lúdicas, todas com finalidade de catequizar e ensinar as primeiras letras inclusive às cadeiras de humanidade. Estas aulas tinham por objetivo formar novos sacerdotes. As dificuldades na educação da época era o nomadismo indígena, a resistência pelas mães dos índios a influência dos Jesuítas e a fuga dos adolescentes que perdiam o interesse nas aulas e fugiam para o interior da mata.
Por determinação da Coroa Portuguesa os jesuítas também assumiram os primeiros colégios de brancos na Bahia em 1564, estes colégios recebiam órfãos portugueses e filhos da elite colonial, em regime de internato, estas escolas ajudaram a patrocinar a alimentação, remédios e roupas dos índios, contudo poucos índios freqüentavam estas escolas apenas os que se dedicassem muito conseguiriam uma vaga.
Após 11 anos de estudos na colônia, os alunos para continuar com as aulas precisavam cursar a universidade além mar, mas não havia muita procura por esta formação nesta época, pois era suficiente para a sociedade apenas saber ler e escrever.
Em 1577 Padre Anchieta relatou em uma carta a Portugal que a vida dos alunos e dos professores era muito difícil, declarou também que dormia pouco, pois escrevia uma a uma as tarefas dos alunos para o dia seguinte. Os alunos anotavam num caderno tudo que era dado em