aulas práticas
METODOLOGIA PARA PESOS E MEDIDAS
Técnica e Dietética – Nutrição
Sala S14 – Noturno Discentes: Allan Cristian, Alexandre Braga, Camila Silva, Caroline Virgílio, Carolina Araújo, Dayanne Sena.
Data de entrega do relatório: 21/08/2012
Tema: Padronização de utensílios
Ingredientes líquidos
A padronização de medidas para os líquidos é necessária. Não há preocupação com a compactação natural do alimento, mas as regras básicas de pesagem (quanto à temperatura do alimento e ao nivelamento) devem ser observadas.
Objetivo: Obtenção de resultados médios a partir de medidas caseiras.
Materiais utilizados: Água
Utensílios utilizados: Copo americano, xícara de café, colher de sopa, colher de sobremesa, colher de chá, colher de café, medidor de vidro com graduação a partir de 25 ml.
Métodos:
Foi medido o volume em ml, colocando água nas medidas caseiras citadas acima. A água foi transferida para o medidor de vidro com graduação para leitura do volume. O procedimento foi repetido três vezes em cada medida caseira. Obteve-se a média a partir dos três resultados.
Resultados: Utensílios
Medida 1
Medida 2
Medida 3
Média
Copo americano
185 ml
193 ml
195 ml
195 ml
Xícara de café
80 ml
81 ml
80 ml
80,3 ml
Colher de sopa
17 ml
16,5
16 ml
16,5
Colher de sobremesa
9,3 ml
8,6
8,5 ml
8,8
Colher de chá
5 ml
4,5
5,1 ml
4,7
Colher de café
*
*
*
*
*Resultados não obtidos por falta de utensílio ( pepita ).
Conclusão:
Concluímos que pode ocorrer variações nas medidas dos ingredientes.Com a utilização de medidas caseiras, pode-se obter um produto final diferente a cada execução da receita, tornando mais difícil o controle de qualidade, quantidade e custo. As variações podem ser minimizadas, desde que o método utilização e de manipulação dos ingredientes seja cuidadosamente padronizado.
Referências